terça-feira, 1 de agosto de 2023

É CAMPEÃO! Os títulos do Botafogo: Torneio de Berna (Philips Cup) - 1985


Em pé, da esquerda para a direita: Josimar, Marinho, Luís Carlos, Oswaldo, Alemão e Wagner Pepeta.
Agachados, na mesma ordem: Baltazar, Elói, Petróleo, Renato e Antônio Carlos.

Quatro equipes participaram do Torneio de Berna, capital da Suíça, nos dias 31 de julho e 2 de agosto de 1985. Foram eles: Borussia Mönchengladbach, da Alemanha, o Botafogo, do Brasil, e os times da Suíça, Servette e Young Boys.

O primeiro jogo do torneio aconteceu entre Borussia Mönchengladbach e Servette. No tempo regulamentar de jogo, empate em 0 x 0. Na cobrança de pênaltis, o time alemão venceu por 3 x 2.

No jogo principal da rodada dupla, o Botafogo derrotou o Young Boys, por 2 x 1. No primeiro tempo, o placar permaneceu em branco. Aos 13 e 25 minutos do segundo tempo, Baltazar marcou os gols do Botafogo, com Lars Lunde descontando quando faltava um minuto para o término do jogo.

BOTAFOGO 2 x 1 YOUNG BOYS
Data: quarta-feira, 31 de julho de 1985
Local: Wankdorf, Berna (Suíça)
Árbitro: ???
Gols: Baltazar (2) para o Botafogo e Lars Lunde para o Young Boys
BOTAFOGO: Luís Carlos, Josimar, Marinho, Oswaldo (Leiz) e Wagner Pepeta; Alemão, Renato (Ademir Fonseca) e Elói; Baltazar, Petróleo (Berg) e Antônio Carlos. Técnico: Abel Braga.
YOUNG BOYS: Urs Zurbuchen, Roland Schönenberger, Jürg Wittwer, Martin Weber e Jean-Marie Conz; Kurt Brönnimann, Georges Bregy e Dario Zuffi; Joachin Siwek, Youssef Radi e Rolf Zahnd (Lars Lunde). Técnico: Aleksander Mandziara.

Os times suíços decidiram o terceiro lugar do torneio no dia 2 de agosto de 1985. O Young Boys venceu por 3 x 2.
Na partida principal, o Botafogo não tomou conhecimento do time alemão, aplicando uma goleada de 5 x 0 e conquistando o troféu de campeão.
Os gols foram marcados por Baltazar, aos 8, Petróleo, 33; Elói, 45; Alemão, 77 e Baltazar, 88.

BOTAFOGO 5 x 0 BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH
Data: sexta-feira, 2 de agosto de 1985
Local: Wankdorf, Berna (Suíça)
Árbitro: Franz Gächter (Suíça)
Gols: Baltazar (2), Petróleo, Elói e Alemão
BOTAFOGO: Luís Carlos, Josimar, Marinho, Oswaldo (Leiz) e Wagner Pepeta; Alemão, Renato e Elói; Petróleo, Baltazar e Antônio Carlos (Helinho). Técnico: Abel Braga.
BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH: Ulrich Sude, Hans-Günter Bruns, Uli Borowka, Hans-Georg Dressen e Michael Frontzeck; Uwe Rahn, Ewald Lienen (Krauss) e Christian Hochstätter; Wilfried Hannes, Frank Mill e Hans-Jörg Criens (Kurt Pinkall).








Nenhum comentário:

Postar um comentário