quarta-feira, 24 de junho de 2026

O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA DO BOTAFOGO: jogo de dez gols na Espanha - 1959


Em duelo emocionante de dez gols, Atlético de Madrid e Botafogo levaram a campo estrelas que marcaram a história do futebol no dia 24 de junho de 1959.
O Botafogo tinha os campeões do mundo, em 1958, Nilton Santos, Didi, Garrincha e Zagallo, assim como o ídolo Quarentinha. Já o Atlético de Madrid foi a campo com Vavá e Puskas (que era do Real Madrid, mas foi emprestado para o amistoso).
Em campo, no primeiro tempo, Didi abriu o placar aos 18 minutos, enquanto Zagallo ampliou para a equipe de General Severiano. O Atletico de Madrid reagiu e Vavá e Hollaus deixaram tudo igual. Ainda no primeiro tempo, Quarentinha entrou em ação e estufou a rede duas vezes: 4 x 2.
Na volta do intervalo, Puskas marcou logo aos três minutos. Na sequência, Zagallo e Didi ampliaram para o Alvinegro, enquanto Puskas deixou mais um, dando números definitivos ao placar.

ATLETICO DE MADRID 4 x 6 BOTAFOGO
quarta-feira, 24 de junho de 1959
Local: Metropolitano, Madrid (Espanha)
Árbitro: Vicente Caballero (Espanha)
Gols: Didi (2), Zagallo (2) e Quarentinha (2) para o Botafogo e Vavá, Hollaus e Puskas (2) para o Atletico de Madrid.
ATLETICO DE MADRID: Manuel Pazos (Edgardo Medinabeltia), Álvaro Rodríguez “Alvarito” e Sutter (Martin); Muñoz Rivilla, Esteban Villaverde e Inacio Calleja; Miguel, Vavá, Hollaus, Ferenc Puskas e Rivés (Agustín Sánchez).
BOTAFOGO: Ernâni (Adalberto), Cacá, Thomé (Cetale), Nilton Santos e Chicão; Ronald (Tião Macalé) e Didi; Garrincha, Quarentinha, Rossi e Zagalo (Neyvaldo). Técnico: João Saldanha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário