quinta-feira, 29 de junho de 2023

BOTAFOGUENSES ANÔNIMOS: Franquito


Noé Franco Bentes, o Franquito, nasceu em Canelones, Uruguai, em 13 de agosto de 1919.
Jogava no Nacional, de Montevidéu (Uruguai), quando resolveu se transferir para o futebol do Rio Grande do Sul, mais precisamente para o Grêmio Esportivo Bagé.
No dia 21 de outubro de 1943, marcou um dos gols do Bagé contra o Grêmio, de Porto Alegre, no empate em 2 x 2.
Três dias depois, em 24 de outubro de 1943, no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre, o G. E. Bagé foi autor de uma notável façanha: aplicou uma goleada de 6 x 1 na Seleção Gaúcha, que era formada basicamente pelos craques do Rolo Compressor do Internacional. Os gols do Bagé foram marcados por Tupan (2), Franquito (2), Fierro e Rui Garrastazu.
Fato curioso aconteceu com Franquito no dia 15 de novembro de 1943, no amistoso realizado em Porto Alegre, entre o Grêmio e o Bagé, com vitória do tricolor da capital, por 3 x 2. A partida foi pontilhada de incidentes, o mais sério o que se registrou entre Franquito, do Bagé, e o centro-médio do Grêmio, Sanguinetti, sendo este violentamente agredido por Franquito. Indignado com o procedimento do seu profissional, o próprio presidente do clube de Bagé entrou em campo e retirou Franquito ao gramado debaixo de bofetões.
No início do ano seguinte, foi para o Botafogo. Seu primeiro treino no Botafogo aconteceu em 8 de janeiro de 1944, já formando entre os titulares.
No treino do dia 14 de janeiro de 1944, Franquito teve uma atuação excepcional, deixando excelente impressão aos que o viram jogar. Na vitória de 8 x 3 dos titulares sobre os reservas, Franquito marcou três gols.
Logo depois viajou para Montevidéu, com o objetivo de regularizar sua situação de estrangeiro e demorou para retornar, levando o Botafogo a encaminhar um telegrama para a capital do Uruguai no sentido de obter maiores esclarecimentos sobre seu paradeiro.
Somente em 27 de março de 1944 é que a Confederação Brasileira de Desportos - CBD encaminhou à federação carioca o passe e a carteira de atleta de Franquito.
Sua estreia no Botafogo aconteceu em 22 de março de 1944, no empate em 3 x 3 com o América, em São Januário, Rio de Janeiro (RJ), jogo válido pelo Torneio Relâmpago. O Botafogo formou com Oswaldo Baliza, Hernandez e Lusitano; Zarcy, Hélio Leite e Negrinhão; Renê, Octávio (Franquito), Heleno de Freitas, Limoeirinho e Reginaldo.       Técnico: Martim Silveira.
Sua passagem pelo Botafogo é assim resumida:

ANO

J

V

E

D

Gols

1944

14

4

5

5

3

1945

20

12

5

3

11

1946

17

8

3

6

4

TOTAL

51

24

13

14

18


Sua última partida com a camisa do Botafogo aconteceu em 18 de setembro de 1946, em Juiz de Fora (MG), quando o alvinegro goleou o local Sport, por 6 x 2.
Depois disso, retornou ao futebol do Uruguai, para defender novamente o Nacional, de Montevidéu.

Fontes:
Sport Ilustrado
Jornal dos Sports



Nenhum comentário:

Postar um comentário