quinta-feira, 22 de junho de 2023

JOGOS PERDIDOS NA HISTÓRIA: Botafogo 1 x 1 Água Verde (PR) - 1968


Inicialmente houve um clube no bairro Água Verde, em Curitiba, capital do Paraná, com o nome de Água Verde Futebol Clube, fundado no dia 17 de dezembro de 1914 e que jogou as edições do Campeonato Paranaense de 1918 e 1919. Este clube uniu-se ao Savóia Futebol Clube, originando o Savóia-Água Verde em 1920. Devido às leis que proibiam denominar clubes com referência à Itália, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, o clube mudou seu nome para "Esporte Clube Brasil", em 1942, também trocando as cores do uniforme, pois eram as mesmas daquele país europeu. Em 1944, o clube foi obrigado a mudar seu nome para Esporte Clube Água Verde. Participou de vários campeonatos paranaenses, sendo o último em 1970. Foi campeão paranaense no ano de 1967. Em 12 de agosto de 1971, após plebiscito dos sócios, o E. C. Água Verde foi "refundado" e passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros e adotou as cores azul e branco.
O Botafogo enfrentou o Água Verde uma vez apenas em sua história. O jogo serviu para que os jogadores do Água Verde recebessem as faixas de campeão paranaense de 1967. O curioso é que os ingressos estiveram à venda em diversos locais da cidade e custaram cinco cruzeiros novos, dando direito a participar do sorteio de um automóvel Volkswagen.

BOTAFOGO 1 x 1 ÁGUA VERDE
domingo, 14 de janeiro de 1968
Local: Belfort Duarte, Curitiba (PR)
Árbitro: Valdemar Nader
Renda: NCr$ 60.145,00
Gols: Humberto, 23 e Natal, 56
BOTAFOGO: Manga, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir; Carlos Roberto e Gerson; Rogério (Zélio), Humberto (Lula), Roberto Miranda (Afonsinho) e Paulo César Lima. Zagalo.
ÁGUA VERDE: Heitor, Zé Carlos e Sílvio; Titure e Zezinho; Teteu (Pedrinho) e Natal (Armando); Pedrinho (Miranda), Alex, Juquinha (Padreco) e Russinho. Técnico: Geraldo Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário