sábado, 20 de maio de 2023

OS TREINADORES DO BOTAFOGO: Juan Carlos Bertone


Juan Carlos Bertone nasceu em Montevidéu, Uruguai. Quando jogador, atuou algumas vezes no centro da linha média e outras tantas como zagueiro esquerdo.
De 1906 a 1910 defendeu o Montevideo Wanderers, que competia na Primeira Divisão do País, em todos esses anos como capitão da equipe.
Nos anos de 1906 e 1909, sagrou-se campeão uruguaio e foi um dos principais jogadores da equipe.
Disputou onze jogos oficiais (mais um amistoso) pela Seleção do Uruguai no período de 1906 a 1911. Marcou apenas um gol. Onze desses jogos foram contra a Seleção da Argentina e um contra o Chile.
Ganhou a Copa Lipton com o Uruguai, em 1910.
Ainda em 1910, Juan Carlos participou da vitoriosa excursão que o Wanderers realizou até a Argentina, quando derrotou três clubes argentinos, de 24 a 27 de março de 1910, todos os jogos em Buenos Aires.
No ano de 1911 (chegaram ao Brasil no dia 8 de julho) o Esporte Clube Pelotas, do Rio Grande do Sul, promoveu a vinda de uma Seleção do Uruguai pela primeira vez ao Brasil. A seleção uruguaia era composta de jogadores do Dublin, Bristol e Wanderers. Ainda assim, formavam os uruguaios um conjunto admirável, jamais visto por aqui.
O combinado uruguaio disputou nove jogos no Brasil, sendo quatro no Rio Grande do Sul, quatro em São Paulo e um no Rio de Janeiro. Cinco vitórias, três empates e uma derrota. A única derrota da equipe uruguaia foi em 13 de agosto, diante do S. C. Americano, de São Paulo, que venceu por 3 x 0.
Mas essa excursão teve um custo muito alto para Juan Carlos Bertone. A viagem para o Brasil aconteceu nas vésperas de um grande jogo contra os argentinos. Bertone estava escalado para o selecionado de Montevidéu. Devia jogar de center-half e como capitão da equipe. Devido a sua partida para o Brasil, os jornais não o perdoaram, as mais pesadas censuras foram feitas, pois até de traidor o chamaram. Em vista disso, a Liga o suspendeu por dois anos. Como não podia jogar tão cedo em sua terra natal, cedeu aos insistentes pedidos de seus amigos de São Paulo e acabou se filiando ao S. C. Americano, em 1911, estreando no dia 24 de setembro, a tempo de formar no time que foi vice-campeão paulista. Depois, conquistou os Campeonatos Paulistas de 1912 e 1913.
O Americano, representando a Liga Paulista, conquistou a primeira vitória brasileira em terras estrangeiras. Isso foi em Buenos Aires, em 1911, quando venceram o escrete argentino, por 2 x 0. O quadro vencedor estava assim organizado: Hugo, Chico Netto e Menezes; A. Bertone, J. C. Bertone e Thiele; Formiga, Friedenreich, Décio, Alencar e Juvenal.
Em 1914 com a fundação da A. A. São Bento, a maioria dos jogadores do Americano migraram para esta equipe e alguns retornaram ao Mackenzie College. Com isto o time ficou sem jogadores para disputar o campeonato paulista. Os irmãos Bertone foram jogar no América, do Rio de Janeiro.
No dia 3 de junho de 1914 a Liga Metropolitana de Sports Athleticos - LMSA, do Rio de Janeiro, recebeu uma comunicação oficial da exclusão dos jogadores do clube de Campos Salles. Foi o seguinte o ofício do América:
“Levamos ao conhecimento de V. Exa. Que, por deliberação da nossa diretoria, deixaram de fazer parte do quadro de nossos sócios os senhores Juan Carlos Bertone e Augusto Bertone. Sem mais, apresento à V. Exa. os meus protestos de elevada estima e distinta consideração. Adherbal Mello, Primeiro Secretário”.
De 1916 a 1919, Juan Carlos Bertone foi técnico do Santos Futebol Clube, fundado em 1912, com ex-sócios do C. A. Internacional e do próprio S. C. Americano.
Depois de passar pelo Comercial, de Ribeirão Preto (SP), no ano de 1920, como um dos jogadores, em julho desse ano seguiu para o Chile para ser o treinador do selecionado chileno nos Campeonatos Sul-Americanos de 1920 e 1922.
Depois de comandar a seleção chilena, no dia 14 de fevereiro de 1923 Juan Carlos Bertone foi contratado para ser o primeiro treinador do Botafogo (antes, a equipe era comandada por uma Comissão Técnica).
Fez sua estreia no dia 25 de março de 1923, na derrota de 3 x 1 para o Americano, de Campos, em um amistoso realizado no Rio de Janeiro. O Botafogo formou com Casemiro, Waldemar Teixeira e Alemão; Baby Rodrigues, Palamone e Lagreca; Leite de Castro, Fred, Jolibel, Celso e Octávio Tourinho.
Num campeonato carioca em que o Botafogo só se livrou do rebaixamento na última rodada, Juan Carlos Bertone ficou pouco tempo, dirigindo a equipe pela última vez em 21 de outubro de 2023, na vitória de 4 x 2 no amistoso com o Atlético Mineiro.
Foram apenas 18 jogos à frente do clube, sendo 15 pelo Campeonato Carioca e mais três amistosos. Foram apenas seis vitórias e doze derrotas.
Depois dirigiu o Flamengo, de 1925 até 1928, se tornando o primeiro treinador estrangeiro a ser campeão no clube, ao conquistar o título carioca de 1925, logo em seu primeiro ano no cargo, com um time que tinha sete jogadores da seleção brasileira.
Em 1927, desta vez dividindo a função de técnico com o brasileiro Joaquim Guimarães, ele voltou a ser campeão estadual.
Ao todo, Bertone dirigiu o Flamengo em 109 jogos, com 63 vitórias, 21 empates, 25 derrotas e aproveitamento de 67,4%.
Faleceu em 1938.
Em homenagem a Bertone, o Clube Social y Deportivo Juan Carlos Bertone foi fundado em Villa Alemana (na região de Valparaíso, Chile) em 9 de fevereiro de 1940.

Fontes:
A Gazeta
Charles William Miller 1894-1994
História Ilustrada do Grêmio
O Caminho da Bola 1902-1952
O Futebol em Pelotas 1901-1941
O Futebol no Botafogo de 1904 a 1950
S. C. Rio Grande Centenário do Futebol Brasileiro
Supremacia e Decadência do Futebol Paulist
a


Nenhum comentário:

Postar um comentário