quarta-feira, 17 de maio de 2023

É CAMPEÃO! Os títulos do Botafogo: Torneio Independência – 1974


Dirceu levantando o Troféu "Independência"

Quatro clubes disputaram, em Brasília (DF), o Torneio Independência (“Semana da Pátria”): Botafogo (RJ), CEUB (DF), Corinthians (SP) e Vitória (BA).
O torneio foi uma promoção do Governo do Distrito Federal e teve seus jogos realizados no estádio Hélio Prates da Silveira.
Às 20 horas do dia 6 de setembro de 1974 o evento foi iniciado com o jogo entre CEUB e Vitória. Com dois gols de Osni, contra um de Péricles, o Vitória venceu o CEUB, por 2 x 1.
No jogo principal, iniciado às 22 horas, jogaram Botafogo, que não estava bem colocado no Campeonato Carioca, contra o Corinthians, vice-líder em São Paulo. Com um gol de Nilson Dias no final do jogo, o Botafogo derrotou o Corinthians, por 1 x 0. A ficha técnica desse jogo foi a seguinte:
BOTAFOGO 1 x 0 CORINTHIANS
Data: sexta-feira, 6 de setembro de 1974
Árbitro: Adélio Nogueira
Renda: Cr$ 131.000,00
Gol: Nilson Dias, 88
BOTAFOGO: Wendell, Waltencir, Mauro Cruz, Osmar e Marinho Chagas; Nei Conceição, Marco Aurélio e Dirceu; Puruca, Fischer (Jorge Luiz) e Nilson Dias. Técnico: Zagalo.
CORINTHIANS: Ado, Zé Maria, Brito, Pescuma e Vanderlei; Tião e Rivelino (Adãozinho); Vaguinho (Ivan), Lance, Zé Roberto e Pita (Peri). Técnico: Sílvio Pirilo.

Dois dias depois, às 14 horas, os perdedores da primeira rodada decidiram o terceiro lugar. No tempo regulamentar de jogo, empate em 2 x 2 entre CEUB e Corinthians. Nos pênaltis, vitória do clube paulista, por 5 x 3.
Às 16 horas, Botafogo e Vitória deram início ao jogo que decidiria o torneio.
Com outro gol de Nilson Dias, desta vez no começo do jogo, novamente o Botafogo venceu seu adversário por 1 x 0 e sagrou-se campeão do torneio.

BOTAFOGO 1 x 0 VITÓRIA
Data: domingo, 8 de setembro de 1974
Local: Hélio Prates da Silveira, Brasília (DF)
Árbitro: Édson Rezende de Oliveira (DF)
Renda: Cr$ 51.000,00
Público: 7.000 pagantes
Gol: Nilson Dias, 8
BOTAFOGO: Wendell, Waltencir, Mauro Cruz, Osmar e Marinho Chagas; Nei Conceição, Marco Aurélio e Dirceu; Puruca, Fischer (Jorge Luiz) e Nilson Dias. Técnico: Zagalo.
VITÓRIA: Agnaldo, Roberto Oliveira, Valter, Vavá (Robson) e Jorge Valença; Roberto Meneses, Gibira e Mário Sérgio; Osni, André e Davi. Técnico: Bengalinha.

Marinho Chagas, Mauro Cruz, Nei Conceição, Wendell, Waltencir e Osmar.
Marco Aurélio, Puruca, Fischer, Nilson Dias e Dirceu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário