quinta-feira, 10 de novembro de 2022

OS PRESIDENTES: Ney Cidade Palmeiro


Natural de Uruguaiana (RS), onde nasceu no ano de 1910, Ney Cidade Palmeiro foi juiz, desembargador, professor e reitor universitário.

Chegou ao Rio de Janeiro em 1925.

Foi no campo do Fluminense que Ney assistiu à sua primeira partida de futebol no Rio de Janeiro. O Botafogo jogava contra o Fluminense, o clube mais aristocrático da cidade e seus amigos insistiam para ele torcer pelo tricolor. Mas Ney se apaixonou pelo preto e branco.

Daí para o ingresso no quadro social foi um pulo. Tão logo formou-se advogado, em 1933, entrou para o quadro de sócios do Botafogo.

As fugas para ver os jogos, as brigas em casa, os desentendimentos com os colegas, tudo o incentivou a tornar-se diretor durante doze anos.

Na sequência, foi eleito para o Conselho Deliberativo, mais tarde para o Conselho Fiscal e, depois, tornou-se Vice-Presidente do clube.

Em 15 de dezembro de 1959, quando Paulo Azeredo foi reeleito para a presidência do Botafogo, Ney foi escolhido para Vice-Presidente.

Ney Cidade Palmeiro foi eleito Presidente do Botafogo em 16 de dezembro de 1963. Os Vices-Presidentes foram Brandão Filho (Futebol), Nelson Mufarrej (Finanças) e Otávio Pinto Guimarães (Esportes Amadores).

O fato de dirigir naquela época a Faculdade de Filosofia da UEG-Universidade do Estado da Guanabara não o impediu de comparecer todos os dias ao seu gabinete no clube, como o Tribunal de Alçada não o afastou da presidência e das obrigações quase diárias junto a jogadores, diretores e funcionários.

O mais importante na sua gestão foi o espírito jovem da diretoria, refletindo-se na maneira de agir. Nem sempre a tese da renovação foi bem recebida, ainda mais quando a equipe de futebol alinhava grandes cartazes internacionais. Foi preciso algum tempo para mostrar que o caminho estava certo: em 1967, o Botafogo, além de vencer o campeonato carioca de futebol, ganhou três taças internacionais e mais de vinte títulos em diversas modalidades esportivas.

De 1964 a 1967 Ney foi conhecido como o Presidente de todos os esportes no Botafogo. Em sua gestão, dedicou especial atenção a cada competição em que o Botafogo estivesse envolvido.

No futebol, contratou uma grande equipe técnica que revelou para o Brasil Admildo Chirol e Zagalo, que ascenderam à direção dos profissionais pelas mãos de Ney, projetando uma geração de jogadores como Afonsinho, Carlos Roberto, Jairzinho, Roberto e Rogério, entre outros craques.

Sua família herdou-lhe a paixão, destacando-se seu filho, Mauro Ney Palmeiro, emérito, benemérito, grande benemérito e presidente do Botafogo quando da conquista da Conmebol, em 1993.

Ney Cidade Palmeiro foi o 12º Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro – AMAERJ no biênio 1978/1979.




Fontes:

Botafogo O Glorioso Uma História em Preto e Branco

Manchete

Revista do Esporte.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário