quinta-feira, 3 de agosto de 2023

BOTAFOGUENSES ANÔNIMOS: Papetti


Héctor Papetti nasceu em Rosário, na Argentina, em 8 de junho de 1914.
Começou a jogar futebol num clube sem maiores projeções, defendendo as cores do Intermedio Atlético de Calçada. Ainda muito jovem passou para o Newell's Old Boys, também de Rosário. Depois foi para o Provincial F. C. e lá ficou até 1938.
Quando os clubes de Buenos Aires começaram a fazer grandes ofertas para contratarem as jovens promessas do interior, Papetti achou que era a hora certa para deixar sua cidade natal.
Foi aí que surgiu o Gimnasia y Esgrima com uma proposta tentadora e o levou. Jogou apenas duas partidas em 1938, o suficiente para perceber que o clube não tratava bem seus profissionais e resolveu voltar para Rosário.
Estava inclinado a abandonar a carreira de jogador de futebol, quando ficou sabendo que fôra vendido ao Platense. Como acontecera no Gimnasia y Esgrima, também no Platense Papetti teve muitos desgostos. Em todo caso, conseguiu resistir um ano, revezando nas atuações entre a primeira e a segunda divisões. De repente, contundiu-se e foi dado como incapacitado para o futebol.

Foi quando surgiu o convite do Esporte Clube Bahia para ir jogar em Salvador. Carlos Wildberger, tricolor fanático, rico, assumiu a presidência do clube em 1940 e pelo clube fez de tudo, inclusive sendo o responsável por levar um trio estrangeiro que viria a fazer sucesso no clube e formou a linha média de ficaria famosa na história do futebol baiano: Papetti, Bianchi e Avalle.
No dia 6 de abril de 1940, Papetti e Avalle (que era italiano) desembarcavam em Salvador, vindos de Buenos Aires (Dante Bianchi viria logo depois).
No dia 14 de abril, Papetti treinou pela primeira vez no Esporte Clube Bahia. Estreou uma semana depois, 21 de abril, em jogo amistoso contra o Ypiranga, no campo da Graça, com vitória de 2 x 0. O Bahia formou com Maia (Menezes), Bahiano e Pitangueiras; Papetti, Alheiros e Avalle; Luiz Viana (Dedé), Tintas, Vareta, Capi e Zé Lago.
De forma oficial, estreou num BA-VI (Bahia x Vitória), pelo 1º turno do Campeonato Baiano de 1940, com empate em 1 x 1.
Como a situação de estrangeiro ainda não estava legalizada, no dia 23 de outubro de 1940 Papetti foi preso pelo Serviço de Estrangeiros, ficando incomunicável. Foi posto em liberdade 15 dias depois.

O Bahia foi campeão invicto em 1940. No ano seguinte, o Bahia chegou a ganhar o Torneio Início, mas, sem que esperassem, o clube quase foi à falência e, com isso, acabou sendo despejado de sua sede, na avenida Princesa Isabel, por falta de pagamento dos aluguéis, os troféus foram levados para a casa de Mário Sandes e os atletas instalados numa pensão à Ladeira do São Bento.
Curiosamente, em 1940 jogou uma partida pelo rival Vitória, em amistoso contra a Seleção Baiana que se preparava para o Campeonato Brasileiro daquela temporada.
Mesmo com toda essa crise, o Bahia disputou o campeonato baiano de 1941, chegando na segunda colocação.
Em 1º de fevereiro de 1942, em jogo válido pelo 2º turno do campeonato baiano de 1941, empate em 2 x 2 com o Ypiranga, Papetti disputaria sua última partida pelo tricolor baiano, tomando a decisão de retornar para a Argentina.
No Bahia, Papetti disputou 62 jogos, marcando dois gols.
De volta para a Argentina, Papetti resolveu descer no Rio de Janeiro, para conhecê-lo melhor. Quando estava num café, ficou conhecendo Abel Picabéa, argentino que era o treinador do São Cristóvão, que, entre uma conversa e outra, convidou-o a aparecer em Figueira de Mello.
Foi e quando lá chegou, só encontrou vaga no time reserva, onde foi testado numa posição em que ainda não havia atuado e logo se transformou na atração do treino, fazendo com que Picabéa o passasse para o time titular. A convite de Papetti, também apareceu no São Cristóvão Dante Bianchi, a quem também foi dada uma oportunidade, fazendo com que Papetti passasse a jogar de center-half e Bianchi de "asa médio", inverso do que acontecera no Bahia.
De forma oficiosa, Papetti estreou no São Cristóvão no amistoso contra o América, em Campos Salles, no dia 31 de março de 1942, com derrota de 3 x 2. Oficialmente, fez seu primeiro jogo no clube no dia 3 de maio de 1942, em jogo válido pelo Campeonato Carioca desse ano, com vitória de 4 x 0 sobre o Canto do Rio. A formação do São Cristóvão foi a seguinte: Oncinha, Augusto e Mundinho; Papetti, Dodô e Castanheira; Santo Cristo, Salim, Alfredo, Nestor e Magalhães.

O desconhecido Papetti transformou-se na grande revelação do campeonato carioca. Nem o badalado argentino Spinelli, do Fluminense, logrou suplantá-lo no primeiro ano de atuação no São Cristóvão.
Como sempre fazia, assinou contrato de um ano e com passe livre. Estava muito bem no São Cristóvão, a quem considerava uma família, foi campeão do Torneio Municipal de 1943, mas suas boas atuações passaram a despertar o interesse de outros clubes do Rio de Janeiro e até de São Paulo.
Nos anos de 1942 e 1943, o São Cristóvão chegou a disputar o título com os favoritos. Foi quarto em 1942 e terceiro em 1943, três pontos atrás do campeão Flamengo e um do vice-campeão Fluminense.
Quando perguntado, disse: “Em deixando o São Cristóvão, um só clube me entusiasma para vestir sua camisa. Este clube é o Botafogo!”
Depois de participar de uma excursão do São Cristóvão ao Norte/Nordeste do Brasil (de 26.12.1943 a 05.03.1944), Papetti se apresentou ao Botafogo, com o reconhecimento por parte da maioria dos críticos como o melhor center-half do campeonato carioca de 1943.
No Botafogo a estreia de Papetti aconteceu no dia 15 de abril de 1944, em jogo válido pelo Torneio Municipal, no estádio das Laranjeiras, com goleada de 6 x 0 sobre o Bangu. O Botafogo formou com Ary, Laranjeira e Lusitano; Zarcy, Papetti e Santamaria; Renê, Geninho, Heleno de Freitas, Limoeirinho e Walter Fazzoni. Técnico: Martim Silveira.
Não conquistou títulos com o Botafogo. Disputou um total de 47 jogos, sem marcar gols. Sua última partida com a camisa do Botafogo foi em 18 de agosto de 1946, na Gávea, com empate em 2 x 2 com o Flamengo, válido pelo Campeonato Carioca desse ano. O Botafogo atuou com Ary, Gerson dos Santos e Sarno; Ivan, Papetti e Nilton Senra; Nilo, Tovar, Heleno de Freitas, Geninho e Braguinha. Técnico: Martim Silveira.
No começo de 1947, se apresentaria ao América, de Belo Horizonte (MG), iniciando as atividades como treinador, ocupando ao mesmo tempo o centro da linha média do clube mineiro. Sua estreia, como treinador, aconteceu em 2 de fevereiro de 1947, no amistoso contra o Sete de Setembro (2 x 2), no campo da Alameda.
Em 24 de agosto de 1947, em Divinópolis-MG, o América venceu o Ferroviário local, por 4 x 2, com Papetti formando na linha média ao lado de Luiz e Negrinhão.
Retornou para a Argentina, onde foi treinador de futebol, tendo dirigido, entre outros, o C. A. Sarmiento, em 1968.

Fontes: Bahêa na História, História do Campeonato Carioca 1906-1976, de Júlio Bovi Diogo e Rodolfo Pedro Stella Junior, Jornal dos Sports, O Canto do Coelho, O Globo Sportivo e Sport Ilustrado.
Fotos: O Globo Sportivo e Sport Ilustrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário