Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de julho de 2012

OS PRIMEIROS UNIFORMES DO BOTAFOGO


Quando o Botafogo disputou o seu primeiro jogo regular, no dia 2 de outubro de 1904, enfrentando o Football and Athletic Club, no campo deste, seu uniforme era camisas de malha branca e calções brancos.
Itamar Tavares, um dos fundadores do Botafogo, sustentava que o Botafogo era o resultado da fusão do Ideal (clube que fundara) e do Electro Club.
Dizia que a camisa alvinegra do Ideal era imitação da do Juventus, de Turim (Itália).
Uma assembleia realizada em 1º de julho de 1905 aprovou o projeto apresentado por Morales de los Rios, depois notável arquiteto, da comissão de uniforme, que criou a camiseta alvinegra, de listas verticais, que, dias após, o Presidente Joaquim Antônio de Souza Ribeiro encomendou da Inglaterra e também os calções brancos, o lenço preto para a cintura e os casquetes alvinegros.
A 8 de maio de 1906, Alfredo Chaves participa a chegada do material encomendado na Inglaterra, à Benetfink & Co., de Londres, o que permitiria ao Botafogo estrear suas belas jaquetas, tipo blusão, de listras alvinegras, com lindos botões sobre a listra central, bem como as magníficas faixas de sede preta e as casquetes também alvinegras.

Fonte: O Futebol no Botafogo (1904-1950).

Nenhum comentário:

Postar um comentário