Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A PRIMEIRA VEZ A GENTE NÃO ESQUECE: O PRIMEIRO JOGO DO BOTAFOGO FOOTBALL CLUB


O Botafogo Football Club foi fundado em 12 de agosto de 1904, por um grupo de rapazes de 14 anos, em média, com o nome de Electro Club. A 18 de setembro de 1904 realizou-se uma assembléia, na qual foi aprovado o nome Botafogo Football Club.
Às 15 horas de um domingo, dia 2 de outubro de 1904, o Botafogo disputou o seu primeiro jogo regular, enfrentando o Football and Athletic Club, no campo deste, à rua Haddock Lobo, esquina de Campos Sales, onde existia o Velo Club.
O Botafogo, vencido por 3 x 0, vestia camisas de malha branca e calções brancos e o Athletic, camisas de pano vermelho, tendo sido este o conjunto do Botafogo: Flávio Ramos, Victor Faria e João Leal; Basílio Vianna, Octavio Werneck e Adhemaro de Lamare; Norman Hime, Itamar Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rêgo e Carlos Bittencourt.
Desse jogo, o fato pitoresco foram as meias cor de abóbora de Flávio Ramos e a atitude do Barão de Werneck, pai de Octavio e Álvaro, assistindo o jogo de guarda-sol aberto.
O árbitro do jogo foi Mário Bessa, do Fluminense F. C.
O Football and Athletic Club formou com Nascimento, Luiz Maia e Hildebrando Paranhos; Leite, Oscar Fagundes e Alvarenga I; Pereira, Aurélio Silva, Kock, Alvarenga II e Barbosa.

Fontes: O Futebol no Botafogo 1904-1950 e pesquisador Pedro Varanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário