sexta-feira, 11 de agosto de 2023

OS DEZ MAIS DO BOTAFOGO


Mesmo sabendo tratar-se de uma tarefa quase impossível escolher os dez melhores jogadores de um time centenário e de tantas glórias como o Botafogo, apresento a lista divulgada no livro OS DEZ MAIS DO BOTAFOGO, o sexto livro da Coleção Ídolos Imortais, da Maquinária Editora, lançado em 2009.
Esses foram os escolhidos do Botafogo (em ordem alfabética):

DIDI
GARRINCHA
GERSON
HELENO DE FREITAS
JAIRZINHO
MANGA
NILTON SANTOS
PAULO CÉSAR LIMA
TÚLIO
ZAGALO

Votaram: Armando Nogueira, Arthur Dapieve, Elena Landau, Gustavo Poli, João Moreira Salles, Luiz Mendes, Marcos Penido, Roberto Porto e Sérgio Augusto, além do autor, Paulo Marcelo Sampaio.
Outros jogadores lembrados foram: ALEMÃO, AMARILDO, BABY, BASSO, CARLOS ALBERTO TORRES, CARVALHO LEITE, GONÇALVES, LEÔNIDAS, MARINHO CHAGAS, MAURÍCIO, MAURO GALVÃO, MENDONÇA, MIMI SODRÉ, NILO, PAULINHO CRICIÚMA, PAULINHO VALENTIM, PAULO SÉRGIO, QUARENTINHA e ROBERTO MIRANDA.
Não fôra a presença do goleiro Baby, não haveria nenhuma surpresa. Já vi vários tipos de pesquisas semelhantes, de Placar, Lance e outros mais e é a primeira vez que vejo Baby entre os melhores do Botafogo. Sérgio Augusto, autor do livro “Botafogo Entre o Céu e o Inferno”, foi quem votou em Baby. O curioso é que neste livro, não há nenhuma menção a Baby!




Nenhum comentário:

Postar um comentário