Total de visualizações de página

domingo, 30 de maio de 2010

O BOTAFOGO FAZENDO HISTÓRIA DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTEBOL JUNIOR

A Taça São Paulo de Futebol Junior, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, é a maior competição para jogadores da categoria de juniors. Essa copa teve sua primeira edição no ano de 1969. Neste ano e no seguinte, o evento contou apenas com a participação de clubes paulistas: quatro em cada uma.
Apenas para sua terceira edição, realizada de 5 de dezembro de 1970 a 6 de março de 1971, equipes de outros Estados foram convidadas. Dezesseis equipes tomaram parte, sendo onze de São Paulo (Comercial-Ribeirão Preto, Corinthians, Guarani-Campinas, Juventus, Nacional, Nitro-Química, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa de Desportos, Santos e São Paulo), uma de Minas Gerais (Atlético Mineiro), uma do Rio Grande do Sul (Grêmio), uma do Paraná (Coritiba) e duas do Rio de Janeiro (Botafogo e Fluminense).
Na Primeira Fase foram divididas em quatro grupos iguais. O Botafogo ficou no Grupo A, juntamente com Nacional, Palmeiras e Portuguesa de Desportos. Todos os jogos foram realizados no Centro Educacional e Esportivo de Pirituba.
No dia 12 de dezembro de 1970, um momento histórico: o Botafogo tornou-se o primeiro clube de outro Estado a entrar em campo pela Copa São Paulo de Futebol Junior. E o fez de forma avassaladora, goleando a Portuguesa de Desportos, por 6 x 0. Ainda venceu seus outros dois jogos: em 17 de janeiro, 3 x 1 Nacional e, em 30 de janeiro, 4 x 0 Palmeiras.
Nas quartas-de-final, no dia 6 de fevereiro, com um gol de Luizinho derrotou o Grêmio por 1 x 0.
A semifinal aconteceu em 27 de fevereiro, com uma nova vitória: 3 x 1 Ponte Preta, com três gols de Luizinho.
Veio a final com o Fluminense, do técnico Pinheiro, campeão carioca de juvenis em 1970, um jogão! No tempo normal, empate de 3 x 3 (os gols do Botafogo foram marcados por Tuca, Galdino e Luizinho). Na prorrogação, outro empate: 1 x 1 (gol de Edinho). Nos pênaltis, vitória do Fluminense, por 4 x 3. Mais uma vez, o melhor futebol não ficou com o título!
Sob o comando de Neca, o Botafogo jogou mais vezes com China, Calibé, Maurício, Pedro Paulo e Jorginho; Nandes e Edinho; Tuca, Luizinho, Brito e Galdino. Ainda jogaram Niltinho, Nei Dias, Vanderlei e Perácio. Curiosidade: esse Vanderlei é o hoje técnico Vanderlei Luxemburgo.
Tuca era irmão de Ferreti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário